Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/01/2021
A massa
Os neutrinos são partículas tão ínfimas que poderiam viajar por um cubo de chumbo de um ano-luz de aresta com uma altíssima probabilidade de passar sem bater em nenhum átomo.
Assim, é difícil imaginar que essas partículas - que por muito tempo se acreditou que nem tivessem massa - possam ter desempenhado um papel importante na formação do Universo.
Mas é justamente essa ideia que Kohji Yoshikawa e um time de físicos reunidos na Universidade de Tóquio, no Japão, está propondo.
Eles criaram uma simulação cosmológica projetada justamente para monitorar o papel dos neutrinos na evolução do Universo, ou seja, como a massa quase inexistente dos neutrinos poderia ter interagido e influenciado a massa e a distribuição das outras partículas.
Usando equações diferenciais conhecidas como equações de Vlasov-Poisson, foi possível atribuir as massas dos neutrinos, que só recentemente puderam ser medidas - os neutrinos foram teorizados em 1956.
Papel dos neutrinos na formação do Universo
A simulação representou com precisão a função de distribuição da velocidade dos neutrinos e acompanhou sua evolução ao longo do tempo. Os pesquisadores então examinaram os efeitos dos neutrinos na formação e na evolução das galáxias.
Os resultados indicam que os neutrinos suprimem o agrupamento de matéria escura - a massa indefinida do Universo - e, por sua vez, das galáxias. Além disso, as regiões ricas em neutrinos estão fortemente correlacionadas com aglomerados gigantes de galáxias e a temperatura efetiva dos neutrinos varia substancialmente, dependendo da massa de cada neutrino.
"No geral, nossas descobertas são consistentes com as previsões teóricas e com os resultados das simulações anteriores," disse Yoshikawa. "É reconfortante que os resultados de abordagens de simulação totalmente diferentes concordem entre si."
Mais do que isso, é importante lembrar que os experimentos mais rigorosos usados para estimar a massa dos neutrinos são observações cosmológicas, mas só se pode confiar nessas observações se as previsões das simulações forem precisas.