Com informações da New Scientist - 03/06/2019
Módulos lunares
Poucos dias depois de detalhar seus planos para voltar à Lua - desta vez para ficar - a NASA anunciou três empresas selecionadas para fornecer veículos de pouso, também conhecidos como módulos lunares.
As naves, todas de pequeno porte, serão construídas pelas empresas Orbit Beyond, Astrobotic e Intuitive Machines.
Cada uma delas foi projetada para missões e objetivos diferentes.
O módulo Z-01, construído pela Orbit Beyond, já tem duas missões planejadas, a primeira prevista para Setembro de 2020, levando cargas para o Mar das Chuvas (Mare Imbrium), uma gigantesca planície de lava solidificada, que se acredita ter sido criada após o impacto de um gigantesco corpo celeste, ocorrido milhões de anos atrás.
O módulo Peregrino, construído pela Astrobotic, deverá levar 14 instrumentos da NASA e outros 14 pacotes de parceiros e clientes privados, de oito países diferentes. O lançamento está previsto para Julho de 2021, e o destino é outra grande cratera de impacto, chamada Lago da Morte (Lacus Mortis).
O módulo Nova-C, da Intuitive Machines, também deverá ser lançado em Julho de 2021, carregando cinco pacotes para o Oceano das Tormentas (Oceanus Procellarum), a maior das planícies escuras da Lua. Além desses cinco instrumentos, pesando cerca de 100 kg, a nave também levará um pequeno robô exploratório, construído por um cliente.
Experimentos na Lua
Os módulos Z-01 e Nova-C serão lançados a bordo de foguetes Falcon 9, da SpaceX. O módulo Peregrino ainda não tem carona decidida.
A NASA ainda não decidiu quais experimentos irão para a Lua a bordo de cada uma das naves, mas os primeiros 12 experimentos foram selecionadas em fevereiro.
Naquela rodada foram escolhidos três instrumentos para medir a composição da Lua e procurar água, três para monitorar o ambiente ao redor da nave e painéis solares especiais para serem testados.
Novas naves
Thomas Zurbuchen, da NASA, disse que o programa de seleção de naves com capacidade de pousar na Lua irá continuar, o que significa que novos modelos, com capacidades especializadas - incluindo levar astronautas -, deverão ser anunciados em breve.
"Esses três parceiros que estamos trazendo a bordo são os tipos de parcerias úteis para tudo o que faremos. Nós queremos não apenas ir lá, mas cultivar uma indústria, porque essa é a única maneira de podermos ficar," disse ele.