Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2022
Reatores nucleares para a Lua
A NASA anunciou ter selecionado, em conjunto com o Departamento de Energia dos EUA, três projetos de fontes de energia nuclear para abastecer futuras instalações na Lua.
"As agências selecionaram três propostas de conceito de projeto para um sistema de energia de superfície de fissão que poderia estar pronto para ser lançado até o final da década para uma demonstração na Lua. Essa tecnologia beneficiaria a exploração futura sob o guarda-chuva da Artemis," diz a nota da NASA.
Os contratos, no valor de US$5 milhões, contemplam os conceitos iniciais para um gerador de fissão nuclear capaz de gerar 40 kW durante pelo menos 10 anos no ambiente lunar.
"O desenvolvimento desses projetos iniciais nos ajudará a estabelecer as bases para fortalecer nossa presença humana de longo prazo em outros mundos," disse Jim Reuter, da NASA.
Relativamente pequenos e leves em comparação com outros sistemas de energia, os reatores nucleares podem permitir a geração de eletricidade contínua independentemente da localização, da luz solar disponível e de outras condições ambientais naturais - há grande interesse em explorar as escuras crateras dos polos lunares, por exemplo.
Energia nuclear no espaço
A NASA já realizou testes com usinas nucleares para bases lunares e marcianas.
O protótipo mais recente usava um núcleo de reator sólido de urânio-235 fundido, do tamanho de um rolo de papel toalha. Tubos de calor de sódio transferiam o calor do reator para motores Stirling de alta eficiência, que convertiam o calor em eletricidade.
As empresas que apresentarão os novos projetos são:
A NASA adiantou que esses mesmos reatores poderão vir a ser usados em naves espaciais, em missões no espaço profundo.