Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/04/2021
Módulo de pouso lunar
A SpaceX venceu a concorrência da NASA para fabricar o primeiro módulo de pouso para o retorno do homem à Lua, depois de quase meio século.
Em um anúncio feito no ano passado, três empresas e consórcios faziam parte da seleção final para construção das naves que irão à Lua: Blue Origin, SpaceX e Dynetics.
Agora a NASA anunciou que a SpaceX foi a vencedora do contrato de US$2,9 bilhões para construir o módulo de pouso para o projeto Artemis. O valor parece alto, mas o valor pago pelos módulos de pouso Apolo, se atualizado pela inflação, chegaria hoje a US$23 bilhões.
A ideia inicial era que as duas empresas não selecionadas continuassem recebendo financiamentos para prosseguir o desenvolvimento de suas próprias naves, mas os problemas orçamentários da agência espacial fizeram com que só a vencedora agora prossiga no desenvolvimento.
Starship
A nave, com quatro lugares, deverá levar pelo menos dois astronautas que garantirão seus lugares na história: a primeira mulher e o primeiro astronauta negro a pisarem na Lua.
A nave projetada para pousar na Lua deverá ser uma variação da Starship, que usará os mesmos motores Raptor já bem testados nos veículos Falcon e Dragon.
Esta é a mesma nave cujos protótipos têm apresentado falhas catastróficas em seus primeiros testes. A última, a SN11, explodiu ainda no ar. A empresa decidiu saltar vários números na sequência, e agora a SN15 está-se preparando para tentar deixar para trás a maré de azares.
Estação espacial lunar
A nave Starship incluirá uma cabine mais espaçosa do que as da Apolo e duas portas para que os astronautas possam sair em seus passeios. Embora isso não deva acontecer nos primeiros modelos, a arquitetura da nave pretende evoluir para um sistema de lançamento e pouso totalmente reutilizável, projetado para viagens à Lua, Marte e outros destinos.
A NASA também reafirmou sua intenção de seguir com o plano de contratação de "serviços sustentáveis de transporte tripulado à superfície lunar, que irão fornecer acesso humano à superfície lunar" usando uma estação espacial lunar, chamada Gateway.
O projeto Artemis como um todo contempla, além do Gateway e da nave Starship da SpaceX, o foguete SLS e a espaçonave Órion, que estão sendo construídos por contratantes sob supervisão da própria NASA.