Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/08/2013
Pedradas
Depois que os planos preliminares da NASA para capturar um asteroide foram divulgados, a agência sofreu uma enxurrada de críticas, que afirmavam que a ideia era vaga demais e, provavelmente, fadada ao fracasso, pelo menos na forma apresentada.
Em resposta, foi lançado um pedido formal de ideias sobre como lidar com os asteroides, o que inclui uma forma de capturá-los ou desviá-los.
A NASA afirmou que já está avaliando as mais de 400 respostas recebidas ao pedido, que foi atendido por pesquisadores da indústria, das universidades e do público.
De volta à prancheta
Por enquanto, o projeto inicial de captura do asteroide parece ter voltado para a prancheta, na tentativa de superação das críticas apresentadas.
Ao mesmo tempo, porém, a agência divulgou um maior nível de detalhamento da missão que lidará com o asteroide depois que ele já tiver sido capturado e estiver em órbita da Lua.
Aparentemente, a divulgação é uma prestação de contas ao chefe, depois que o Presidente Obama formalizou a ordem para que a NASA capture um asteroide.
Missão tripulada a asteroide
As imagens divulgadas pela NASA mostram operações da tripulação, incluindo a viagem da nave espacial Órion e seu encontro com o asteroide já em órbita da Lua.
Em vez de um braço robótico externo, o que complicaria o projeto da nave, os planos agora mostram astronautas em uma caminhada espacial para coletar amostras do asteroide.
Mineração espacial
Enquanto o projeto de captura do asteroide pode dar muitas informações e experiência para a eventualidade de ser necessário desviar um asteroide em rota de colisão com a Terra, a missão agora ilustrada tem objetivos científicos e abre espaço para a mineração espacial.
Segundo a NASA, o detalhamento da missão será feito ao longo de 2014. Estimativas preliminares dão conta de que a missão poderia ser realizada até 2020.