Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2021
Aviões elétricos de decolagem e pouso vertical
A NASA começou a testar aeronaves totalmente elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) como parte da Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) da agência.
O projeto AAM é um sistema de aviação que engloba o desenvolvimento e a implantação da aviação de formas inovadoras, não vistas normalmente hoje. Quando totalmente integrado ao espaço aéreo, o AAM fornecerá um sistema para transporte de passageiros e carga, e outras aplicações de interesse público.
Este sistema poderá incluir aeronaves como drones de entrega de pacotes, táxis aéreos e veículos de transporte médico.
Esta é a primeira vez que a NASA testará uma aeronave eVTOL como parte da campanha. No futuro, essas aeronaves poderão servir como táxis aéreos, adicionando outro meio para o transporte de pessoas e mercadorias.
O objetivo é coletar dados acústicos e de desempenho das aeronaves para uso na modelagem e simulação de futuros conceitos do espaço aéreo.
Durante esta rodada de testes, a NASA coletará dados de aeronaves eVTOL produzidas pela empresa Joby Aviation, que pretende prestar serviços comerciais de passageiros no futuro.
Ruído
Enquanto a aeronave Joby voa em cenários de teste planejados, a equipe da NASA está coletando informações sobre como o veículo se move, seu ruído e como ele se comunica com os controladores.
Como são veículos tipicamente urbanos, o nível de ruído é um critério essencial para sua certificação. A acústica móvel é formada por mais de 50 microfones, para medir o perfil acústico da aeronave em diferentes fases do voo.
Futuros candidatos voarão em cenários semelhantes para avaliar o nível de prontidão de seus veículos para o mercado.