Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/09/2018
Atuador molecular
Pesquisadores finlandeses criaram um nanomotor híbrido cujo movimento é feito por nanopartículas de ouro, por sua vez controladas por um campo elétrico aplicado à superfície onde elas estão instaladas.
Nanoatuadores estão sendo desenvolvidos para detecção, sondagem e manipulação de biomoléculas de interesse, por exemplo, das indústrias biomédica, alimentar e ambiental.
Com o novo esquema, Kosti Tapio e seus colegas das universidades Jyvaskyla e Tampere obtiveram um controle molecular ativo em escala nanométrica, ideal para estudar e manipular as moléculas biológicas.
As nanopartículas de ouro presas sobre uma superfície condutora são movidas reversivelmente usando campos elétricos, ao mesmo tempo em que suas propriedades ópticas permitem monitorar a posição do atuador em tempo real.
"Experimentos desse tipo têm usado interfaces ou materiais orgânicos ou inorgânicos como sondas. Nossa ideia foi fundir esses dois domínios para obter o melhor dos dois mundos," disse Tapio.
Manipular moléculas e vírus
As forças induzidas pelo movimento das nanopartículas podem ser usadas para estudar as biomoléculas e mesmo para alterar sua conformação.
"[Este nanoatuador] permitirá a realização de estudos conformacionais de uma variedade de biomoléculas interessantes, ou mesmo de vírus," acrescentou o professor Vesa Hytonen, cuja equipe também está interessada em usar biomoléculas para criar componentes eletrônicos que funcionam com elétrons individuais.