Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2019
Periodicidade contra o calor
Uma nanoestrutura mostrou-se capaz de prover o melhor isolamento térmico já fabricado em nanoescala.
O controle do transporte de calor nessa escala é crucial em aplicações como a conversão termoelétrica, a refrigeração e a detecção de calor bolométrica, usada pela astronomia nas observações em infravermelho.
As estruturas termicamente isolantes consistem em finas placas de nitreto de silício contendo uma matriz periódica de orifícios em duas direções - essas estruturas são genericamente conhecidas como cristais fotônicos.
Em princípio, qualquer outro material pode ser usado, já que o efeito é gerado pela periodicidade da matriz de orifícios, e não pelas características do material onde é feita a perfuração.
De fato, Yaolan Tian e seus colegas da Universidade Jyvaskyla, na Finlândia, demonstraram que existe uma estrutura periódica ideal, que minimiza a condução térmica a um nível recorde: um período de cerca de 10 micrômetros entre os orifícios.
Além disso, eles calcularam que, se as superfícies laterais do furo puderem ser fabricadas com precisão atômica, a condução de calor poderá ser reduzida ainda mais com estruturas de período maiores.
Os pesquisadores finlandeses já estão em contato com equipes envolvidas na fabricação de observatórios espaciais, onde lidar com o calor é crucial para aumentar a sensibilidade e a resolução das imagens.
"No futuro, usaremos esses resultados para melhorar os detectores de radiação infravermelha sensíveis para futuras pesquisas espaciais, em colaboração com a NASA," anunciou o professor Ilari Maasilta.