Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/12/2008
O ano de 2009 marcará o 10º aniversário do Site Inovação Tecnológica. Temos colocado nossos corações na ciência e na tecnologia, certos de que estas são atividades que podem nos ajudar a materializar aquilo que, por enquanto, é realidade apenas em nossos sonhos.
E nada melhor do que este nanocoração para expressar essa certeza e para transmitir a todos os nossos leitores uma mensagem high-tech de Feliz Ano Novo.
Agradecemos por estarem conosco, agradecemos pelo incentivo, pelo apoio e pela divulgação deste trabalho que é feito com o objetivo primordial de dar a todos os internautas de língua portuguesa uma parcela daquilo que é nosso por direito inalienável: o acesso ao conhecimento e o conhecimento dos avanços que a humanidade faz diariamente.
Esperamos continuar merecendo a companhia de vocês em 2009, no fechamento desta que será, tomara, a primeira de muitas décadas, para vermos juntos inúmeras novas realizações, todas quase tão significativas quanto as que desejamos que cada um de vocês possa empreender e conquistar nesses tempos que virão. Feliz 2009.
Este nanocoração, misto de arte e nanotecnologia, é obra do Dr. Li Zhang, do Instituto de Tecnologia de Zurique, recentemente premiado em uma competição internacional de nanotecnologia feita pela revista Nano Today.
O nanocoração foi feito com inúmeras fitas compostas por camadas de silício e cromo, que formam nanoespirais, com dimensões precisamente controladas pelos pesquisadores. A estrutura em hélice foi inspirada na natureza, onde ela pode ser encontrada, por exemplo, no DNA e nas proteínas. As nanofitas enrolam-se de forma autônoma e se organizam para gerar estruturas variadas.
A equipe do Dr. Zhang as está criando na tentativa de construir nanomotores inspirados nos flagelos que as bactérias utilizam para se movimentar.