Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/07/2022
Motor com torque contínuo
Engenheiros alemães apresentaram o que eles afirmam ser o motor elétrico mais durável já construído.
Desenvolvido para equipar veículos elétricos de todos os portes, de carros a grandes tratores, o motor consegue rodar indefinidamente no seu ponto de maior desempenho.
"Construir grandes motores elétricos que oferecem alto desempenho a curto prazo é fácil. O que ainda faltava no mercado até agora eram acionamentos duráveis e compactos, para tornar os veículos elétricos irrestritos para o uso diário. Nosso novo motor elétrico SCT é a solução," disse Martin Berger, da empresa Mahle.
SCT é a sigla em inglês para "torque contínuo superior": Apesar de ser muito compacto e leve, o novo motor SCT fornece continuamente 90% da sua capacidade de pico de torque.
Isso permite o uso de veículos elétricos de todos os tipos, cada um em suas condições mais exigentes. Exemplos clássicos são dirigir um caminhão elétrico sobre picos e vales de regiões montanhosas, e as múltiplas arrancadas de um carro de passeio elétrico a bateria. Os motores elétricos automotivos atuais não cobrem esses cenários de forma eficiente.
O motor foi projetado de forma a ser particularmente eficiente dentro de uma determinada faixa de rotações (rpm). Esta inovação complementa uma outra tecnologia apresentada pela empresa no ano passado, quando ela apresentou um motor que funciona de forma muito eficiente em uma ampla faixa de rpm.
Refrigeração a óleo
O rendimento superior do motor elétrico foi obtido graças a um conceito inovador de refrigeração a óleo, que não só torna o motor mais robusto, como também permite que o calor residual gerado seja utilizado em todo o sistema do veículo.
Outro ganho está no projeto extremamente compacto, que reduz os custos de materiais e o peso do veículo - um motor mais leve requer menos material durante a fabricação, permite que as baterias durem mais porque o veículo pesa menos, e aumenta a carga líquida dos veículos comerciais.
Ao projetar o motor, a empresa optou pelo que é conhecido como "motor de excitação permanente", que permite fazer um motor muito compacto e dispensa a transferência de energia para o rotor como "corrente de excitação". Isso torna o motor eficiente e sem desgaste.
Para gerar o campo magnético no motor foram usados ímãs de neodímio, atualmente os ímãs permanentes mais fortes produzidos em larga escala. No entanto, como há preocupações com o suprimento desse elemento de terras raras, segundo a empresa o motor SCT também pode ser projetado sem ímãs, para isso incluindo um transformador sem contato, o que resulta em um motor ligeiramente maior.