Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Moléculas complexas de carbono são encontradas no espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/03/2021

Moléculas complexas de carbono são encontradas no espaço
Para compreender a importância da descoberta para a astronomia e a astrofísica, basta ver que ela gerou a publicação de nada menos do que nove artigos científicos simultaneamente.
[Imagem: M. Weiss/Center for Astrophysics Harvard & Smithsonian]

Hidrocarbonetos no espaço

O carbono é a base da vida na Terra, onde ele existe em uma infinidade de compostos.

No espaço, porém, os cientistas acreditam que a maior parte do carbono exista na forma de grandes moléculas chamadas hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) - o petróleo é um hidrocarboneto, o que já levou alguns cientistas a afirmarem que há petróleo no espaço.

Desde a década de 1980, evidências circunstanciais indicam que essas moléculas são abundantes no espaço, embora ninguém tenha conseguido observá-las diretamente.

Agora, Brett McGuire e uma equipe de várias instituições identificaram dois HAPs distintos em uma parte do espaço chamada Nuvem Molecular Taurus, cujo nome de catálogo é TMC-1.

Os cientistas acreditavam que os HAPs se formassem com eficiência apenas em altas temperaturas - na Terra, eles ocorrem como subprodutos da queima de combustíveis fósseis e também são encontrados em marcas de carvão em alimentos grelhados.

Mas a nuvem interestelar onde a equipe os observou ainda não começou a formar estrelas, o que significa que a temperatura lá está cerca de 10 graus acima do zero absoluto.

Esta descoberta sugere que essas moléculas podem se formar em temperaturas muito mais baixas do que o esperado, o que deverá levar os cientistas a repensar suas suposições sobre o papel da química do carbono na formação das estrelas e planetas.

"O que torna a detecção tão importante é que não apenas confirmamos uma hipótese que está sendo formulada há 30 anos, mas agora podemos olhar para todas as outras moléculas nesta única fonte e nos perguntar como elas estão reagindo para formar os HAPs que estamos vendo, como os HAPs que estamos vendo podem reagir com outras coisas para possivelmente formar moléculas maiores, e que implicações isso pode ter para a nossa compreensão do papel das moléculas de carbono muito grandes na formação de planetas e estrelas," disse McGuire.

Bibliografia:

Artigo: Detection of two interstellar polycyclic aromatic hydrocarbons via spectral matched filtering
Autores: Brett A. McGuire, Ryan A. Loomis, Andrew M. Burkhardt, Kin Long Kelvin Lee, Christopher N. Shingledecker, Steven B. Charnley, Ilsa R. Cooke, Martin A. Cordiner, Eric Herbst, Sergei Kalenskii, Mark A. Siebert, Eric R. Willis, Ci Xue, Anthony J. Remijan, Michael C. McCarthy
Revista: Science
Vol.: 371, Issue 6535, pp. 1265-1269
DOI: 10.1126/science.abb7535
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos