Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Mini-robôs manipulam amostras de microscópios eletrônicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/12/2011

Mini-robôs manipulam amostras de microscópios eletrônicos
Os miBots são mais do que nano-manipuladores porque não são fixos, podendo movimentar-se de forma independente.
[Imagem: Imina]

Nano-manipulação

Os microscópios ficam cada vez mais poderosos, o que tem criado desafios novos para os engenheiros.

Por exemplo, como movimentar o campo de visão apenas o suficiente para que o cientista possa ver a célula, ou mesmo a molécula, ao lado da qual ele está olhando.

E, além de observar a amostra, como "cutucá-la" para medir suas reações, ou aproximá-la de outro objeto para medir suas interações.

A empresa suíça Imina Technologies encontrou uma solução versátil: minúsculos robôs, chamados miBots, capazes de manipular virtualmente qualquer nano-objeto, com precisão de nanômetros.

Robô faz-tudo

Os miBots são mais do que nano-manipuladores porque não são fixos, podendo movimentar-se de forma independente, o que permite seu uso em uma grande variedade de dispositivos.

Trabalhando individualmente ou em grupo, eles podem ser usados para criar inúmeras ferramentas como garras, sondas, empurradores ou puxadores, dependendo da tarefa que se tiver em mente.

Usando fibras ópticas, eles fornecem a iluminação necessária para a observação dos nano-objetos, além da energia ou da força necessária para testar e movimentar as amostras.

Atuação coordenada

Os robôs são colocados na plataforma de observação do microscópio e podem ter seu movimento controlado de forma independente nos eixos X, Y e Z.

Um sistema especial de interconexão permite que eles sejam integrados em grupos, e controlados de forma a executar movimentos coordenados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Micro e Nano Robôs
  • Microscópios
  • Robôs
  • Miniaturização

Mais tópicos