Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/12/2014
Atuadores
Talvez não seja necessário construir nanorrobôs complexos para transportar medicamentos e sensores pelo interior do corpo humano.
Pesquisadores suíços desenvolveram uma técnica que permite fabricar microatuadores de qualquer geometria que podem ser guiados por um campo magnético externo.
Esses atuadores, verdadeiros microssubmarinos que se movem com eficiência através de líquidos, possuem um formato helicoidal e são magnéticos. Quando um campo magnético externo é aplicado, eles giram ao longo do seu eixo longitudinal seguindo as linhas do campo magnético. Devido à sua forma helicoidal, isso significa que eles podem nadar para a frente ou para trás através do meio líquido.
A ideia não é exatamente original, mas até agora não existia uma técnica de fabricação que permitisse controlar as propriedades magnéticas dessas estruturas - bastava alterar o formato do atuador para que a magnetização também se alterasse, inviabilizando a técnica de movimentação.
"Anteriormente, esses elementos oscilavam quando se moviam, e eram pouco eficientes porque as suas propriedades magnéticas não eram ideais. Agora desenvolvemos um material e uma técnica de fabricação com os quais podemos ajustar as propriedades magnéticas independentemente da geometria do objeto," disse Christian Peters, da Escola Politécnica de Zurique (ETH), na Suíça.
Impressora 3D microscópica
A técnica é similar a uma impressora 3D microscópica: um feixe de laser controlado por computador movimenta-se em todo o volume (três dimensões) de uma resina epóxi, curando a resina ponto por ponto. As áreas não curadas são então lixiviadas com um solvente.
Cada microatuador tem 60 micrômetros de comprimento e nove micrômetros de diâmetro. Isto é pequeno o suficiente para aplicações biológicas práticas, e grande o bastante para transportar uma quantidade útil de moléculas de medicamentos, contrastes ou outros agentes para o diagnóstico de doenças.