Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/02/2012
Fabricação de MEMS
Engenheiros criaram uma micropinça capaz de manipular objetos para construir estruturas minúsculas, incluindo segurar e posicionar esferas com células-tronco vivas.
As micropinças, ou micromanipuladores, podem ser usados para montar estruturas em sistemas microeletromecânicos, os MEMS, feitos com peças móveis minúsculas.
Os acelerômetros e giroscópios que equipam consoles de videogames e smartphones, além de muitos acionadores de air-bags, são exemplos de MEMS.
Contudo, uma variedade muito maior de aparelhos MEMS poderia ser fabricada com a ajuda de de uma ferramenta capaz de juntar componentes microscópicos, como se eles fossem peças de Lego.
Micropinça mecânica
É justamente isso que faz a micropinça criada pela equipe do professor Cagri Savran, da Universidade Purdue, nos Estados Unidos.
"Nós demonstramos como isso pode ser feito facilmente, usando uma micropinça compacta e de fácil utilização para montar esferas de poliestireno em formas tridimensionais," conta ele.
A nova ferramenta aproveita o sistema de controle de fuso roscado de um micrômetro padrão, e usa uma "interface de grafite" para converter o movimento de giro do botão do cilindro em uma ação de puxar e empurrar, por sua vez usada para abrir e fechar as pontas de uma pinça dupla feita de silício.
Já existem outras micropinças, mas que normalmente se movem através de magnetismo, calor ou eletricidade. São projetos mais complexos e caros para fabricar, e relativamente difíceis de operar.
A micropinça do professor Savran é muito mais simples, e inteiramente mecânica, o que aumenta seu potencial para aplicações práticas.