Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/09/2015
MEMS
A impressão 3D está atingindo um nível de precisão difícil de imaginar há poucos anos.
Claas Visser, da Universidade de Twente, na Holanda, demonstrou a precisão de uma nova técnica que permite construir estruturas metálicas 3D em dimensões adequadas à fabricação de qualquer tipo de estrutura nas escalas nano e micro.
Isto poderá levar a versatilidade da impressão 3D à complexa fabricação de sistemas microeletromecânicos (MEMS) e nanoeletromecânicos (NEMS).
Impressão 3D a laser
Em vez de um bocal, a impressão é feita disparando um laser pulsado sobre um filme fino do metal desejado, arrancando gotas microscópicas que se depositam de forma controlada.
As vantagens estruturais de um objeto metálico podem ser vistas no micropilar construído com a nova técnica, que tem um diâmetro de 5 micrômetros e uma altura de 2 milímetros - ou 0,005 x 2 milímetros, uma relação de 1 para 400.
E a técnica é muito versátil, o que foi demonstrado com a fabricação de pilares no interior de cavidades e de trilhas precisas de metal, que podem ser usadas para conectar eletricamente diversas partes das estruturas 3D.
Agora a equipe pretende resolver o último entrave para o uso disseminado de sua técnica de microimpressão 3D a laser: além da gota de metal a ser depositada, o pulso de laser arranca microgotículas do filme metálico, que acabam caindo no substrato, estragando o que tiver sido construído em volta.