Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/10/2011
Menor engrenagem do mundo
Estas são as menores engrenagens já fabricadas que funcionam de verdade.
As engrenagens moleculares e controláveis acabam de ser reconhecidas como as menores engrenagens do mundo, e serão registradas pelo livro dos recordes, o Guinness Book of World Records.
Na seção de um fio de cabelo humano caberiam 100.000 dessas engrenagens moleculares enfileiradas.
É grande o interesse dos pesquisadores em fabricar estruturas mecânicas em dimensões moleculares, sobretudo para a construção de MEMS, micro e nano robôs e de nanomáquinas.
O feito foi alcançado por uma equipe do Instituto de Pesquisas e Engenharia de Materiais (IMRE) de Cingapura, o mesmo instituto onde, há poucos dias, pesquisadores descobriram que o sal de cozinha pode aumentar a capacidade dos discos rígidos.
Engrenagem molecular
Enquanto as engrenagens industriais são feitas de plástico ou metal, estas nanoengrenagens são feitas de hexa-t-butil-pirimidopentafenilbenzeno - ou, se facilitar, uma pirimidina e cinco anéis fenil conectados a um fenil planar central.
O fenil planar foi colocado sobre uma impureza formada por um único átomo, que funciona como eixo.
Embora seja curioso, o processo ainda não gera peças utilizáveis: as engrenagens de dimensões moleculares foram construídas manipulando as moléculas individuais que constituem cada engrenagem, uma de cada vez, com a ponta de um microscópio eletrônico de tunelamento - a -266°C, em ambiente de alto vácuo.
Para fazê-la girar, também é necessário que a ponta do microscópio empurre a nanoengrenagem passo a passo, um dente de cada vez.
O artigo científico que descreveu as nanoengrenagens foi publicado em 2009, mas só agora o Guinness reconheceu o feito.