Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/05/2009
Pesquisadores japoneses desenvolveram um material fotocrômico - capaz de mudar de cor sob ação da luz - que é milhares de vezes mais rápido do que os materiais convencionais desse tipo, muito utilizados hoje em lentes para óculos que escurecem quando expostas à luz do Sol.
O novo material, com sua velocidade de mudança de cor, abre o caminho para uma série de novas tecnologias e produtos, além de óculos que protegem melhor os olhos. Essas novas tecnologias incluem hologramas dinâmicos, computadores com maior capacidade de armazenamento e até medicamentos mais eficazes.
Materiais fotocrômicos
Há anos, os pesquisadores tentam utilizar os materiais fotocrômicos para o armazenamento holográfico de dados em computadores e como "chaves moleculares", capazes de liberar medicamentos de forma coordenada e controlada no interior do corpo humano.
Contudo, os materiais fotocrômicos atuais são muito lentos - os mais avançados levam "longos" décimos de segundo para mudar de cor, além de serem muito instáveis, o que impede que eles passem dos experimentos de laboratório para as aplicações mais avançadas em situações reais.
Mudança de cor instantânea
Agora, a equipe do professor Jiro Abe desenvolveu um material que apresenta coloração instantânea quando exposto à luz ultravioleta. Quando a luz é desligada, sua cor volta ao normal em cerca de 0,1 milissegundo, o que é milhares de vezes mais rápido do que os melhores materiais fotocrômicos hoje disponíveis.
O novo material muda de cor instantaneamente, passando de incolor para azul tanto em estado sólido quanto em solução. Os testes mostraram que ele é altamente estável química e fisicamente, com uma durabilidade que o torna adequado para aplicações reais.
Dados em cubos holográficos
Os pesquisadores terminam seu artigo falando em "tecnologias futurísticas com velocidades de chaveamento sem precedentes". Mas o armazenamento de dados holográficos não é mais tão futurístico (veja GE apresenta tecnologia que torna possível disco de 500-gigabytes).
Os materiais fotocrômicos podem ser construídos em diversas camadas, cada uma delas recebendo a gravação de dados, cuja forma de armazenamento não dependerá mais dos tradicionais discos, podendo ser feitos em cubos (veja Tecnologia de armazenamento óptico 3-D poderá substituir discos por cubos e Holografia).