Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/08/2020
No-break com esteroides
O maior sistema do mundo de armazenamento de eletricidade usando baterias foi ligado na Califórnia (EUA).
O projeto Gateway Energy Storage (Portal de Armazenamento de Energia), em San Diego, tem capacidade de 250MW/250MWh, superando o Hornsdale Power Reserve (Reserva de Potência Hornsdale), na Austrália, com seus 150MW/193MWh.
O projeto australiano teve grande repercussão na mídia por usar baterias da fabricante de automóveis elétricos Tesla.
Uma iniciativa da concessionária de energia LS Power, o Portal de Armazenamento de Energia quer manter seu recorde por muito tempo.
Os 250MW representam apenas a primeira etapa do projeto. A capacidade de armazenamento deverá chegar aos 750MWh até o final deste ano e, quando totalmente pronto, deverá atingir 1GWh.
A empresa também já está construindo outros três sistemas de armazenamento de energia em baterias: Ravenswood, em Nova York (316MW), e Diablo (200MW) e Leconte (125MW), ambos também na Califórnia.
"Carregando durante a produção de energia solar ou fora dos horários de pico e fornecendo energia para a rede durante os horários de pico de demanda, nossos projetos de armazenamento a bateria melhoram a confiabilidade elétrica, reduzem custos e ajudam nosso estado a cumprir seus objetivos climáticos," disse John King, diretor da LS Power.