Com informações da Agência Brasil - 27/12/2016
Recorde mundial
A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) vai receber R$ 200,5 milhões do Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) para estimular investimentos em pesquisa no setor de telecomunicações.
Segundo Maximiliano Martinhão, do Funttel, os recursos se destinam a operações com recursos reembolsáveis.
"A importância dessa parceria é a aplicação das melhores taxas do mercado pelo Funttel à Finep e, depois, pela Finep aos seus usuários. Isso favorece as empresas a promover inovação no setor", avaliou.
Martinhão exemplificou com os investimentos feitos no CPqD, em Campinas (SP), que culminaram com a quebra do recorde mundial em área de transmissão óptica coerente sem repetição na semana passada - a instituição alcançou a marca por meio de um link óptico de 403 quilômetros.
"Isso só foi possível graças à interação que existe do fundo e da financiadora com o CPqD", destacou.
Satélite e transistores
Martinhão mencionou, ainda, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), construído pela joint-venture Visiona, contratada por Telebras e Embraer com mais de R$ 200 milhões do Funttel.
Já o presidente da Finep ressaltou o trabalho da Unitec, companhia que produz semicondutores de até 90 nanômetros para cartões e etiquetas magnéticas, com vistas à redução da dependência de importações.
Para Cintra, a renovação da parceria reforça iniciativas relevantes ao País. "Em um momento de absoluta contenção de gastos e despesas, recebermos um apoio desse porte é significativo e certamente terá o seu efeito ampliado na medida em que identifiquemos projetos."