Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2015
Impressão hidrográfica
A impressão 3D saiu rápido dos laboratórios, alterando para sempre os processos produtivos industriais.
Mas ver os objetos saindo prontos da impressora sempre na cor tradicionalmente cinza das resinas incomodava Yizhong Zhang (Universidade Zhejiang) e Changxi Zheng (Universidade de Colúmbia).
Para acabar com o incômodo, eles inventaram uma forma de colorir os objetos 3D já prontos, transferindo as tintas de forma precisa, sem qualquer distorção, por meio de uma técnica chamada imersão hidrográfica.
"Atingir o alinhamento exato da textura colorida sobre a superfície de um objeto com uma superfície complexa, quer se trate de um capacete de moto ou uma bugiganga impressa em 3D, vinha sendo quase impossível na impressão hidrográfica até agora," disse Zheng.
"Incorporando pela primeira vez um modelo computacional no tradicional processo de impressão hidrográfica, tornamos mais fácil para qualquer um decorar fisicamente superfícies 3D com suas próprias texturas de cores personalizadas," completou.
Impressão hidrográfica 3D
O processo utiliza uma película de PVA, com os padrões de cores já impressos, que é colocada sobre a água. Um ativador químico é então pulverizado sobre o material, amolecendo o filme colorido para torná-lo esticável.
Em seguida, o objeto a ser decorado é lentamente mergulhado na água através da película flutuante. Quando o filme toca o objeto, ele estica, envolvendo a superfície do objeto e aderindo a ela.
Zheng desenvolveu um novo método de simulação do meio viscoso - a película deformável sobre a água - que modela o filme colorido durante o processo de impressão hidrográfica. Esse modelo prevê o esticamento e a distorção do filme, criando um mapa para ligar as coordenadas na película e na superfície do objeto 3D.
Com o mapa, pode-se calcular a imagem colorida a ser impressa sobre a película de PVA de forma que a imersão hidrográfica funcione com perfeição para objetos de qualquer formato.