Com informações da Agência Brasil - 15/09/2013
O número de empresas nacionais com domínios na internet é baixo e isso poderá resultar em dificuldades para a expansão do comércio eletrônico no país.
O problema é que, no Brasil, o incentivo à comercialização de domínios é baixo, segundo a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN), autoridade responsável pela coordenação global da internet.
"O Brasil tem 3,2 milhões de domínios para 190 milhões de habitantes, enquanto a Argentina tem 2,7 milhões de domínios para 40 milhões de habitantes. Alguma coisa está errada. Tem um mercado que não está sendo explorado", disse a representante do Icann, Vanda Scartezini.
A venda dos domínios brasileiros é feita pela Registro BR, uma organização não-governamental de gestão mista, que tem em seu comitê gestor representantes do governo e da sociedade civil.
Segundo Vanda, o baixo número de registros de domínio brasileiro - sites que terminam com ".br" - deve-se a falta de incentivo à revenda desses endereços no país.
"Não há uma rede de revenda de domínio que possibilite alguma margem de lucro, a exemplo do que outros donos dos principais domínios fazem. O resultado é que ninguém vende nem se sente estimulado a vender porque consegue o mesmo, pelo mesmo preço, na Registro BR", disse ela.
"Há mais de 6 milhões de pequenas empresas no Brasil e só 3 milhões de nomes de domínio debaixo do '.br'. Mais de 3 milhões delas não têm domínio. Ou seja, não têm vitrine para participar do comércio eletrônico", acrescentou Vanda.