Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/05/2013
Atores atômicos
Cientistas da IBM criaram o que eles estão chamando de "menor filme do mundo" - não em termos de tempo, mas do tamanho dos "atores".
O filme, chamado "Um Garoto e seu Átomo", é uma animação quadro-a-quadro (stop-motion) feita com alguns dos menores elementos no universo: os átomos.
A animação quadro-a-quadro consiste na exibição rápida de uma sequência de fotografias para criar uma ilusão de movimento.
As fotografias foram feitas usando um microscópio de tunelamento.
"[O microscópio] pesa duas toneladas, funciona a uma temperatura de 268 graus Celsius negativos e amplia a superfície atômica mais de 100 milhões de vezes," disse Christopher Lutz, cientista da IBM.
Operado remotamente por um computador, o microscópio controla uma agulha super-afiada que passa sobre uma superfície de cobre para "sentir" os átomos.
A apenas 1 nanômetro da superfície, a agulha atrai fisicamente átomos e moléculas sobre a superfície e, assim, puxa-os para uma localização específica sobre a superfície.
"Este filme é uma maneira divertida de compartilhar o mundo em escala atômica, abrindo um diálogo com estudantes e outras pessoas sobre as novas fronteiras da matemática e da ciência", justificou Andreas Heinrich, membro da equipe.