Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/04/2016
Deus da criação
Enquanto espiava os arredores do Sistema Solar - procurando pelo Planeta Nove? - o telescópio espacial Hubble detectou uma pequena lua orbitando Makemake, o segundo planeta-anão mais brilhante - depois de Plutão - no Cinturão de Kuiper.
A lua foi provisoriamente designada "S/2015(136472) 1", mas já responde pelo apelido de MK 2. Seu brilho é 1.300 vezes mais fraco do que o brilho de Makemake.
A lua MK 2 foi vista a cerca de 20.800 quilômetros (km) do planeta anão, e seu diâmetro é estimado em 160 km - Makemake tem 1.390 km de diâmetro, mas ainda há dúvidas se ele é "perfeitamente" esférico.
O planeta anão Makemake, descoberto em 2005, tem esse nome em homenagem à divindade criadora do mundo do povo Rapa Nui, da Ilha de Páscoa.
Planetas anões reconhecidos
O Cinturão de Kuiper é um vasto reservatório de material que os astrônomos acreditam ser as sobras da construção do nosso Sistema Solar, e lar de vários planetas anões.
Alguns desses mundos têm satélites conhecidos, mas esta é a primeira descoberta de um objeto companheiro de Makemake, um dos cinco planetas anões reconhecidos pela União Astronômica Internacional - os outros são Plutão, Ceres, Haumea e Éris.