Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/02/2021
Holograma de comer
Os hologramas estão por toda parte, das carteiras de motorista e cartões de crédito a embalagens de produtos.
E, brevemente, hologramas comestíveis poderão ajudar a identificar alimentos sem que seja necessário colar etiquetas neles.
Esta é a ideia de Bader AlQattan e colegas das universidades de Ciência e Tecnologia Khalifa (Emirados Árabes) e Birmingham (Reino Unido), que afirmam que os hologramas comestíveis também poderão ser usados para garantir a segurança alimentar ou indicar o teor de açúcar.
A equipe desenvolveu um método baseado em laser para imprimir hologramas nanoestruturados usando uma receita de xarope de milho seco.
Outros pesquisadores já haviam tentado fazer hologramas para alimentos usando nanopartículas, mas as nanopartículas podem gerar espécies reativas de oxigênio, que podem ser prejudiciais à saúde.
Também houve tentativas de fazê-los de chocolate, mas o processo só funciona para certos tipos de confeitaria e um molde diferente é necessário para cada projeto de holograma.
Arco-íris comestível
AlQattan encontrou uma solução em uma receita de xarope de milho, baunilha e água, uma mistura que é posta para secar e transformada em um filme fino, que é então recoberto com uma fina camada de tinta preta atóxica.
Quando o alimento está pronto, uma técnica chamada padronização de interferência direta a laser é usada para gravar linhas em nanoescala no corante, criando uma rede de difração.
Quando é atingida pela luz, essa nanoestrutura difrata a luz em um padrão de arco-íris, com diferentes cores aparecendo em diferentes ângulos de visão. A intensidade e a gama de cores podem ser controladas variando o espaçamento entre as linhas da grade ou o teor de açúcar do filme de xarope de milho.
Antes que os hologramas comestíveis estejam prontos para chegar às prateleiras, no entanto, os pesquisadores afirmam que vão tentar adaptar o método a um corante de qualidade alimentar que possa substituir o corante preto sintético usado nesses experimentos-piloto.