Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/12/2022
Cavitação
Um dos maiores problemas enfrentados pelos projetistas de hélices e turbinas subaquáticas é a cavitação.
Na superfície das bordas móveis, grandes quedas de pressão podem resultar em uma vaporização repentina do fluido, o que leva não somente à perda de eficiência, mas também a danos estruturais graves, com as bolhas de ar destruindo hélices de navios e tubulações.
A cavitação também é uma das principais causas de poluição sonora subaquática, que prejudica a vida selvagem e danifica os ecossistemas.
Os engenheiros já haviam descoberto que a criação de pequenas protuberâncias nas extremidades das estruturas melhoram a eficiência dos hidrofólios, o equivalente a um aerofólio, mas projetado para funcionar na água - eles são usados não apenas em embarcações, mas também em técnicas de geração de eletricidade que dispensam represar os rios.
Rafat Simanto e colegas da Universidade Nacional Chungnam, na Coreia do Sul, decidiram então testar se as protuberâncias nos hidrofólios também poderiam ajudar a minimizar a cavitação.
Projeto biomimético
Usando um túnel de cavitação, a equipe submeteu uma coleção de hidrofólios com diferentes formas de protuberância a uma variedade de condições e analisaram os resultados.
Eles descobriram que um design de hidrofólio que copia as protuberâncias das barbatanas da baleia jubarte produz efeitos positivos dramáticos.
As protuberâncias direcionam o fluxo de água para as calhas que se formam entre as protuberâncias, fazendo com que a cavitação seja reduzida em até 60%.
"Em nosso experimento, nós modificamos a extremidade dos modelos de hidrofólio com protuberâncias senoidais," explicou o professor Byoung-Kwon Ahn, coordenador da equipe. "De acordo com nossas observações, as protuberâncias nos bordos de ataque podem efetivamente suprimir tanto a cavitação quanto o ruído."