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Energia

Hidrelétrica de Caminhão Elétrico, uma alternativa para regiões montanhosas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/03/2022

Hidrelétrica de Caminhão Elétrico, uma alternativa para regiões montanhosas
O caminhão vazio sobe a montanha para coletar os contêineres cheios de água no local de carga, e desce a montanha gerando eletricidade. A água é então descarregada no local de descarga.
[Imagem: Julian David Hunt et al. - 10.1016/j.energy.2022.123495]

Hidrelétrica sem represa

As usinas hidroelétricas são consideradas mais verdes, limpas e sustentáveis do que todas as fontes tradicionais de energia, mas as considerações ambientais sobre as represas quase impossibilitam a instalação de usinas novas desse tipo.

Já existem algumas alternativas às grandes represas construídas no passado, como balões de água, hidroelétricas marinhas, hidrelétricas submersas e até turbinas de correnteza.

Mas uma abordagem mais simples, adequada para locais de altas montanhas, consiste no uso de energias renováveis para bombear água entre reservatórios em diferentes altitudes nas montanhas; à noite ou quando os ventos forem fracos, a água desce por tubos do depósito mais alto para o mais baixo e gera eletricidade, garantindo do fornecimento de energia à rede de forma contínua.

É este conceito que recebeu agora uma inovação curiosa, graças a um projeto internacional do qual participam engenheiros brasileiros, das universidades Federal do Espírito Santo, Federal do Rio Grande do Sul e USP.

Hidrelétrica de Caminhão Elétrico, uma alternativa para regiões montanhosas
Avaliação do sistema de Hidrelétrica de Caminhão Elétrico na região da usina Kaprun, na Áustria, que gera eletricidade com bombeamento.
[Imagem: Julian David Hunt et al. - 10.1016/j.energy.2022.123495]

Hidrelétrica de caminhão elétrico

A ideia de Julian Hunt e seus colegas é tirar proveito de caminhões elétricos para que eles transportem água entre os depósitos nas regiões de montanha. Eles chamam o conceito de "hidrelétrica de caminhão elétrico".

Essa hidrelétrica volante deverá usar a infraestrutura rodoviária já existente para transportar água montanha abaixo em contêineres, tirando proveito dos freios regenerativos do caminhão elétrico para transformar a energia potencial da água em eletricidade e carregar a bateria do caminhão. A energia gerada poderia então ser vendida para a rede ou usada pelo próprio caminhão para transportar outras mercadorias.

A hidrelétrica de caminhão também pode gerar eletricidade em combinação com recursos solares e eólicos ou fornecer serviços de armazenamento de energia para a rede.

"A configuração ideal do sistema é em regiões montanhosas com estradas íngremes, onde os mesmos caminhões elétricos podem ser usados para gerar energia hidrelétrica de diferentes localidades. Isso aumenta as chances de que a água esteja disponível," disse Hunt.

As regiões com maior potencial são os Andes e o Himalaia, embora as regiões montanhosas da América do Norte e Europa também possam ter benefícios.

Hidrelétrica de Caminhão Elétrico, uma alternativa para regiões montanhosas
Caminhão hidrelétrico de carga híbrida: (a) Totalmente carregado com carga e tanque de água vazio; (b) carga e tanque de água parcialmente carregados, e (c) carga vazia e tanque totalmente carregado.
[Imagem: Julian David Hunt et al. - 10.1016/j.energy.2022.123495]

Petawatts

Segundo a equipe, essa tecnologia seria uma fonte inovadora e limpa de eletricidade competitiva com energia solar, eólica e hidrelétrica convencional: As estimativas de custo mostram que o custo nivelado da Hidrelétrica de Caminhão Elétrico fica entre US$30 e US$100 por MWh, o que é consideravelmente mais barato do que a energia hidrelétrica convencional, que fica na faixa de US$50-200 por MWh.

A equipe foi ainda mais longe, e estimou o alcance global das hidrelétricas de caminhões elétricos: Eles estimam que a tecnologia poderia gerar 1,2 PWh de eletricidade por ano, o que equivale a cerca de 4% do consumo global de energia em 2019.

"Esta tecnologia não requer barragens, reservatórios ou túneis, e não atrapalha o fluxo natural do rio e a passagem dos peixes. O sistema requer apenas estradas, que já existem, estações de carga e descarga semelhantes a pequenos estacionamentos, uma instalação de baterias conectada à rede e os caminhões," defendeu Hunt.

Bibliografia:

Artigo: Electric Truck Hydropower, a flexible solution to hydropower in mountainous regions
Autores: Julian David Hunt, Jakub Jurasz, Behnam Zakeri, Andreas Nascimento, Samuel Cross, Carla Schwengber ten Caten, Diego Augusto de Jesus Pacheco, Pharima Pongpairoj, Walter Leal Filho, Fernanda Munari Caputo Tomás, Rodrigo Senne, Bas van Ruijven
Revista: Energy
DOI: 10.1016/j.energy.2022.123495
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