Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/03/2019
HD espião
O disco rígido dos computadores, também conhecido como HD (Hard Disk), pode ser usado como um microfone, permitindo que invasores escutem as conversas entre as pessoas em volta do equipamento.
Esta é uma preocupação adicional no campo da segurança da informação e da privacidade porque não se trata de um ataque que explora falhas no software: este se baseia na física dos equipamentos.
Para demonstrar como transformar um disco rígido de computador em um microfone, Connor Bolton e seus colegas da Universidade de Michigan, nos EUA, utilizaram o sistema de realimentação que ajuda a posicionar a cabeça de leitura acima do disco magnético.
Quando a cabeça de leitura é atingida por ondas sonoras, as vibrações mecânicas interferem no sinal de tensão produzido pelos sensores de posição do drive.
Monitorando esse sinal, Bolton conseguiu fazer gravações de alta qualidade de pessoas falando perto do computador.
Em outro teste, uma música tocada nas proximidades do HD foi gravada com fidelidade alta o suficiente para que o aplicativo Shazam pudesse identificar com sucesso a música.
Ataques a sensores
Segundo a equipe, softwares maliciosos podem usar essa técnica para gravar áudio e, em seguida, enviá-lo secretamente para um site remoto, invadindo uma casa ou escritório sem precisar entrar lá para plantar um microfone espião.
A equipe propôs uma defesa contra o ataque, a ser adotada pela indústria, mas demonstram preocupações com a proliferação d,ose sensores, que estão por toda parte, incluindo controladores de temperatura em laboratórios de embriões, carros autônomos e mesmo nas espaçonaves.
"Nós estamos confiando cegamente nesses sensores. A indústria precisa levar essas ameaças mais a sério, e os cientistas da computação precisam passar mais tempo em laboratórios de física," disse o professor Kevin Fu, coordenador da equipe.