Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Descoberta galáxia rara envolta por fita cósmica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/09/2023

Galáxia de anel polar
A NGC 4632 parece ser uma rara galáxia de anel polar.
[Imagem: J. English/T. Jarrett/WALLABY(ATNF/ASKAP:Suburu/Hyper Suprime Camera)]

Galáxia de anel polar

Uma equipe internacional de astrônomos, usando um radiotelescópio ainda em construção na Austrália, descobriu uma galáxia envolta em uma espécie de "fita" cósmica.

A galáxia, chamada NGC 4632, localizada a 56 milhões de anos-luz da Terra, tem uma larga faixa envolvente, provavelmente um anel de gás hidrogênio, que somente pode ser visto nos comprimentos de onda de rádio.

Quem conseguiu ver essa formação inusitada foi o radiotelescópio Askap, o precursor do gigantesco telescópio internacional SKA atualmente em construção na Austrália e na África do Sul, que funcionará como uma antena de dimensão planetária.

Esse envoltório coloca a NGC 4632 como uma provável galáxia de anéis polares, um dos tipos de galáxias mais espetaculares do Universo, mas também entre as mais misteriosas.

Uma galáxia de anel polar é um tipo de galáxia com um anel externo de gás - e algumas estrelas - girando sobre os pólos da galáxia.

A razão pela qual esses anéis polares se formam ainda é um enigma para os astrônomos. Uma possível explicação é que os anéis, que parecem misturados com nuvens de gás, sejam material fragmentado de uma galáxia que passou por ali, ou seja, esses anéis polares se formariam quando duas galáxias interagem gravitacionalmente uma com a outra.

Outra possibilidade é que o gás hidrogênio flua ao longo dos filamentos da teia cósmica e se agregue na forma de anel em torno da galáxia, possivelmente formando estrelas durante este processo, o que também pode explicar a presença das estrelas fora da parte principal da galáxia.

Galáxia de anel polar
O observatório ASKAP possui 36 antenas parabólicas, que funcionam juntas como um único radiotelescópio.
[Imagem: CSIRO/A. Cherney]

Galáxia rara

Depois de rastrear mais de 600 galáxias usando o novo radiotelescópio, a equipe conseguiu identificar apenas duas que podem se enquadrar nesta categoria.

Bibliografia:

Artigo: WALLABY pilot survey: the potential polar ring galaxies NGC 4632 and NGC 6156
Autores: N. Deg, R. Palleske, K. Spekkens, J. Wang, T. Jarrett, J. English, X. Lin, J. Yeung, J. R. Mould, B. Catinella, H. Dénes, A. Elagali, B. -Q. For, P. Kamphuis, B. S. Koribalski, K. Lee-Waddell, C. Murugeshan, S. Oh, J. Rhee, P. Serra, T. Westmeier, O. I. Wong, K. Bekki, A. Bosma, C. Carignan, B. W. Holwerda, N. Yu
Revista: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society
Vol.: 525, Issue 3, Pages 4663-4684
DOI: 10.1093/mnras/stad2312
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Hidrogênio

Mais tópicos