Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/11/2015
Exoesqueleto robótico
Pesquisadores europeus apresentaram o primeiro protótipo de um exoesqueleto para operários da indústria.
Além de dar uma força extra aos trabalhadores, o exoesqueleto promete diminuir o risco de acidentes e lesões, sobretudo no caso de esforços repetitivos.
"O objetivo do projeto Robo-Mate é desenvolver um exoesqueleto robótico amigável, inteligente, cooperativo e leve para trabalhos manuais pesados," disse Hans Wernher van de Venn, do Instituto de Sistemas Mecatrônicos da Suíça.
O projeto Robo-Mate congrega equipes de outros seis países europeus, e promete ter uma versão utilizável na indústria em meados do ano que vem.
O protótipo ainda parece desajeitado e pouco cômodo, mas se mostrou totalmente funcional para ajudar a lidar sem esforço com pesos entre 7 e 15 kg, já que, para lidar com pesos maiores do que esses, normalmente a indústria usa robôs industriais.
Força e segurança
O exoesqueleto possui sensores para reconhecer os objetos que o operador está manipulando, de forma a permitir não apenas que os motores forneçam a força correta para os braços, mas também para limitar as forças de aperto e diminuir o risco de danos aos objetos.
"É claro, um dos principais tópicos da pesquisa é a segurança," disse Venn. "Nós analisamos os riscos potenciais e contamos com sistemas replicados para evitá-los, tais como a força exercida pelos suportes."
Tudo será controlado por uma tela individual, na altura dos olhos do operador, para que ele possa ver o que está acontecendo em volta, incluindo a aproximação de outros equipamentos e robôs.