Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2019
Nanogerador biônico
Pesquisadores chineses desenvolveram um nanogerador biônico inspirado nas enguias elétricas.
Yang Zou e seus colegas afirmam que sua nova tecnologia atende às rígidas demandas dos equipamentos portáteis e de vestir em termos de esticabilidade, deformabilidade, biocompatibilidade e impermeabilidade.
Eles apontam como principais aplicações a criação de uma fonte de energia para aparelhos eletrônicos que precisem funcionar no ar, na terra ou na água, e no monitoramento humano, devido à sua excelente flexibilidade e capacidade de resposta mecânica.
O nanogerador mimetiza a estrutura dos canais iônicos existentes na citomembrana dos eletrócitos das enguias elétricas.
O canal biônico mecanicamente sensível foi criado com base na incompatibilidade de tensão entre os polímeros PDMS (polidimetilsiloxano) e silicone.
Enguia artificial
Assim como o canal iônico das enguias, o nanogerador pode gerar uma tensão de circuito aberto de até 10 V debaixo d'água e até 170 V sob condições secas.
Essa capacidade foi mantida após 50.000 testes de tração uniaxial, com uma taxa de tração de 50%.
Para provar o aspecto prático da tecnologia, os pesquisadores construíram um sistema de monitoramento de movimento sem fio subaquático. Através deste sistema, os sinais de diferentes movimentos de natação podem ser transmitidos, exibidos e registrados de forma síncrona.