Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/10/2013
Comunicação espacial a laser
A comunicação espacial a laser funciona, e funciona bem.
Foi o que demonstrou uma sonda espacial da NASA que está em órbita da Lua.
O experimento LLCD (Lunar Laser Communication Demonstration, ou demonstrador de comunicação a laser lunar) foi enviado ao espaço em Maio deste ano.
Nos primeiros testes agora realizados, a comunicação a laser alcançou uma taxa de 622 megabits por segundo (Mbps), o que é seis vezes mais rápido do que qualquer sistema de transmissão espacial via rádio.
O uplink - o envio de informações da Terra para a sonda - alcançou 20 Mbps.
O grande desafio tecnológico da missão é a precisão certeira do feixe de laser, disparado de uma sonda em rápida rotação em torno da Lua para uma antena situada em uma base da NASA na Terra - além dos movimentos, a distância entre transmissor e receptor é de 385.000 km.
O transmissor a laser está a bordo da sonda espacial LADEE (Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer, explorador da atmosfera e da poeira ambiental da Lua), que deverá coletar dados até o início do próximo ano - a duração primária prevista para a parte científica da missão é de 100 dias.
Comunicação a laser para satélites
Com a comunicação a laser, a NASA esperar aumentar a capacidade das futuras sondas e naves espaciais, que poderão enviar imagens e filmes em maior resolução.
"Imagine a capacidade para transmitir quantidades gigantescas de dados, que levaria dias, em questão de minutos. Nós acreditamos que as comunicações a laser são o próximo paradigma nas comunicações espaciais," disse Don Cornwell, chefe da missão.
O próximo passo será testar a comunicação com outras antenas situadas ao redor do globo, o que é importante para que uma sonda espacial possa comunicar-se com a Terra 24 horas por dia.
A NASA já tem agendado um outro teste da comunicação espacial a laser, que irá ao espaço em 2017 a bordo da missão LCRD (Laser Communications Relay Demonstration) para testar a comunicação a laser para satélites de comunicação em órbita da Terra.