Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/03/2020
Plástico anti-UV
Químicos da Universidade de Oulu, na Finlândia, desenvolveram um bioplástico sintético que, diferentemente dos tradicionais plásticos à base de carbono ou de outros bioplásticos, fornece proteção contra a radiação ultravioleta (UV) do Sol.
O copolímero à base de biomassa evita que a radiação UV passe graças à sua estrutura baseada em bifuranos - furano é um composto produzido pela destilação da madeira.
A transparência do bioplástico é boa o suficiente para aplicações práticas, garante a equipe, como a cobertura de estufas ou áreas de convivência.
Além disso, o material funciona como uma barreira física de 3 a 4 vezes mais forte que a do plástico PET padrão.
As matérias-primas utilizadas na produção do biopolímero são hidroximetilfurfural (HMF) e furfural, que são produtos de biorrefinarias derivados de celulose e hemicelulose.
Ao ligá-los quimicamente, Tuomo Kainulainen e seus colegas criaram partes de copolímeros com estruturas semelhantes tanto ao bisfurano, quanto ao furano.
O experimento mostra que é possível desenvolver bioplásticos com melhores propriedades do que os plásticos derivados de fósseis produzidos atualmente.
A equipe patenteou o material e está se preparando para ampliar sua escala de produção. Apesar de chamá-lo de "bioplástico ecológico", contudo, há preocupações quanto a eventuais danos à saúde humana dos furanos.