Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/12/2008
"Inovar ou morrer" já há algum tempo tornou-se um verdadeiro mantra em um mundo no qual os negócios se fazem em um ritmo cada vez mais acelerado. Contudo, inúmeras análises mostram que a inovação tecnológica é ainda uma realidade distante de muitas empresas, principalmente das pequenas e médias.
Mostrando que o problema não é uma exclusividade brasileira, as autoridades da Comunidade Européia resolveram lançar um programa cujo principal objetivo é levar os recursos e o conhecimento necessário para melhorar os processos de negócio das empresas de pequeno e médio porte.
Consultor virtual
A idéia é criar um consultor virtual para a área de tecnologia, um programa de computador capaz de fornecer soluções efetivas para as necessidades dos pequenos empresários utilizando uma base de dados com as melhores práticas e o expertise desenvolvido em negócios reais ao redor do mundo.
Os empreendedores estão intensamente envolvidos nas operações do dia-a-dia, o que lhes deixa pouco tempo para se dedicar ao desenvolvimento de novas habilidades, aumentar a eficiência dos seus negócios ou pesquisar novos produtos e idéias. Além isso, pagar um consultor para fazer isto para eles é, via de regra, proibitivamente caro, afirmam os idealizadores do projeto PIM
Busca semântica
O consultor virtual é um mecanismo de busca baseado em semântica capaz de localizar soluções, exemplos similares, exemplos de inovação, relatórios de melhores práticas e até especialistas na área de interesse do empresário.
"Utilizando a semântica, as buscas retornam resultados que são significativos para a pessoa que está fazendo a busca, e também nos permite cruzar as barreiras tecnológicas e de linguagem," afirma Daniela Guarnieri, gerente do projeto.
Romper as barreiras de linguagem é importante para que o projeto possa ser utilizado em toda a Europa e em outros países ao redor do mundo. Na primeira fase, o consultor virtual foi avaliado por cerca de 100 empresas da República Checa, Hungria, Polônia, Romênia e Eslovênia.
Integrando a consultoria virtual
Universidades, escolas de negócios e outras empresas podem enviar seus materiais para o consultor virtual, oferecendo soluções para problemas, pesquisas realizadas e novas idéias. Essas informações passam a compor a base de dados que será vasculhada quando um empresário consultar o programa pela Internet.
As próprias histórias de sucesso das empresas que resolveram seus problemas utilizando o consultor virtual estão passando a fazer parte da base de dados, enriquecendo ainda mais os resultados para os novos usuários.