Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/04/2012
Trimarã
Depois de quatro anos desafiando os engenheiros a encontrar soluções que permitissem sua construção, o super iate Adastra foi colocado na água pela primeira vez.
Projetado pela empresa de arquitetura e design John Shuttleworth, o barco é um trimarã de 42,5 metros projetado para levar nove passageiros, auxiliados por cinco tripulantes.
Foi necessária a participação de pelo menos três empresas de engenharia para finalizar os cálculos estruturais que permitiram a construção do barco, o que foi feito em Zhuhai, na China.
Foi necessário também desenvolver um modelo de computador para simular as cargas de impacto lateral, a força do impacto das ondas e o efeito torsional da navegação sobre toda a estrutura, devido ao seu aspecto quase "espacial".
Super materiais
O "chassi" do barco foi feito de fibra de carbono com um núcleo de um polímero especial em forma de favos de mel, chamado Nomex™.
O casco é formado por um sanduíche de Kevlar™ e fibra de vidro.
Para reduzir o peso, praticamente todo o interior do Adastra teve que ser feito sob encomenda, dos painéis que servem de paredes e escadas, até as dobradiças.
Autonomia e consumo
Se ele navega bem, mantê-lo parado é outra história: são necessárias três âncoras para estabilizar seu movimento no porto.
A velocidade máxima do Adastra é de 42 km/h (22,5 nós), mas o que mais impressiona para um iate particular é a autonomia, de cerca de 6.500 km.
O consumo de combustível é estimado em 2,1 litros por quilômetro, o que é considerado altamente eficiente para um barco.