Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/02/2005
O Dr. Houssam Toutanji e seu colega Richard Grugel, professores da Universidade do Alabama nos Estados Unidos, publicaram um artigo demonstrando um conceito que visa criar estruturas de concreto na superfície da Lua sem a utilização de água.
Concreto sem água
O concreto tradicional usa um ligante - cimento e água - misturado com agregados - areia e pedras. Embora se acredite que exista água nos pólos da Lua, o recurso poderá ser valioso demais devido à sua necessidade para uso pelos próprios astronautas, não sendo viável sua utilização para a construção de estruturas de obras civis.
Os pesquisadores propõem a utilização de um novo tipo de concreto sem água, construído a partir do solo lunar - uma poeira fina chamada regolito - e utilizando o enxofre como elemento ligante.
Concreto espacial mais forte
Pesquisas feitas a bordo do ônibus espacial Endeavour mostraram que a fabricação de concreto em ambiente de microgravidade produz um concreto ainda mais forte do que na Terra, devido à formação de uma menor quantidade de bolhas internas.
Segundo o cálculo dos pesquisadores, o concreto lunar sem água será 45% mais resistente que o concreto normal terrestre.