Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/03/2011
Comissão do Futuro
O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, acertou os últimos detalhes da composição da chamada Comissão do Futuro.
O grupo terá a incumbência de discutir os rumos da ciência brasileira a longo prazo.
São 21 membros (veja lista abaixo), entre cientistas brasileiros e internacionais, presididos pelo neurocientista Miguel Nicolelis.
Nicolelis é um dos cientistas brasileiros de maior prestígio internacional e criticou duramente a indicação de Mercadante para o MCT, alegando que o cargo era importante demais para servir como prêmio de consolação para quem perdera a eleição.
Desde que tomou posse, aparentemente o Ministro tem feito todos os esforços para tentar se situar em uma área na qual ele não tem nenhuma experiência - sua agenda tem sido lotada com visitas a inúmeros centros de pesquisa ao redor do país.
Discutir o Brasil
A primeira reunião da Comissão do Futuro será em abril, mas apenas com os cientistas brasileiros. Entre os 21 convidados, há sete pesquisadores estrangeiros.
"Temos uma comissão internacional de grande respeito, a exemplo do que acontece na Europa e nos Estados Unidos," disse Mercadante.
A seleção dos membros para a Comissão do Futuro foi capitaneada pelo próprio Miguel Nicolelis.
O critério utilizado foi o de cientistas de renome, participantes de diversas áreas como Filosofia, Matemática, Física, Biologia, com disposição para discutir o Brasil e o futuro da ciência. Duas jornalistas também fazem parte da equipe.
"Queremos discutir o futuro antes que o futuro nos discuta, antes que sejamos ultrapassados por ele", explicou Nicolelis. "A intenção é fazer as pessoas discutirem ciência neste país como discutem futebol," complementou.
Comissão do Futuro da Ciência Brasileira