Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/02/2008
Força para mover um átomo
Cientistas da IBM, juntamente com colegas da Universidade de Regensburg, na Alemanha, conseguiram pela primeira vez medir a força necessária para mover átomos individuais sobre uma superfície. Essa medição fundamental dará importantes informações necessárias para o projeto dos dispositivos em escala atômica do futuro.
Entender a força necessária para mover átomos individuais está para a nanotecnologia assim como as medições precisas em nível macrométrico estavam para os engenheiros do início da Revolução Industrial.
Ligações fortes e fracas
Da mesma forma que a engenharia utiliza tanto materiais que devem se comportar de maneira totalmente rígida quanto outros que devem possuir uma flexibilidade suficiente para lidar com diferentes forças, a nanotecnologia precisará selecionar átomos que permaneçam fixos em determinados locais, enquanto outros fiquem conectados por ligações atômicas fracas, podendo ser retirados do lugar facilmente quando necessário.
Piconewtons
As medições revelaram que é necessário uma força de 210 piconewtons para mover um átomo de cobalto sobre uma superfície totalmente lisa de platina. Mover o mesmo átomos de cobalto sobre uma superfície de cobre requer apenas 17 piconewtons.
Para se ter uma melhor idéia dessas grandezas, basta ver que a força necessária para levantar uma pequena moeda, que pesa apenas três gramas, é 30 bilhões de piconewtons.