Com informações da Universidade de Michigan - 09/09/2015
Cidade para os carros
A Universidade de Michigan, nos EUA, inaugurou o primeiro ambiente projetado especificamente para testar tecnologias de veículos autônomos, conectados e automatizados, com vistas a viabilizar o caminho dos carros sem motoristas dos laboratórios para o mercado de massa.
A MCity tem 130 mil metros quadrados, reproduzindo situações que se pode encontrar nas áreas urbana e suburbana, incluindo ruas, estradas, cruzamentos, semáforos, toda a sinalização de trânsito, postes, fachadas, calçadas e até obstáculos de obras em construção.
"Nós acreditamos que essa transformação de mobilidade conectada e automatizada será uma virada de jogo para a segurança, a eficiência, energia e acessibilidade," disse Peter Sweatman, diretor do Centro de Transformação de Mobilidade da universidade. "Será muito melhor viver em nossas cidades e em nossos subúrbios. Estas tecnologias verdadeiramente abrem a porta à mobilidade do século XXI."
Cidade Laboratório
O minicidade é um laboratório a céu aberto, projetada para servir de base para testes repetíveis de novas tecnologias, antes de elas serem testadas em rodovias e vias públicas.
O ambiente irá reproduzir o ambiente urbano moderno, incluindo pedestres com comportamentos imprevisíveis e engarrafamentos, tudo necessário para submeter as novas tecnologias de veículos autônomos e semiautônomos a "testes de tortura", que possam aferir sua segurança.
"Há muitos desafios pela frente considerando que os veículos automatizados estão sendo cada vez mais deslocados para as estradas reais," disse Sweatman. "A MCity é um ambiente seguro, controlado e realista, onde nós vamos descobrir de que forma o incrível potencial dos veículos conectados e automatizados poderá se tornar real rapidamente, de uma forma eficiente e segura."
Parcerias
A construção da MCity custou cerca de US$ 10 milhões, bancados pela universidade e pelo departamento de transporte estadual. A MCity estará disponível para uso de qualquer organização, mas os parceiros, o corpo docente e os estudantes da universidade terão prioridade nos tempos de uso.
Entre os parceiros privados estão as principais empresas da indústria automotiva e fornecedores de automóveis, além das companhias de sinalizações de trânsito, sensoriamento de tráfego, seguros, telecomunicações, dados e outras.