Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Uma maneira mais ecológica e eficaz de matar cupins

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/06/2024

Cheiro de árvore cria técnica mais ecológica e eficaz de matar cupins
Cupins de madeira seca [Incisitermes minor (Hagen)].
[Imagem: Dong-Hwan Choe/UCR]

Pineno

Químicos descobriram uma maneira altamente eficaz, não tóxica e mais barata de aniquilar cupins, uma das pragas mais agressivas e difíceis de exterminar que assolam residências e prédios industriais em todo o mundo.

A técnica se baseia em um composto químico de cheiro agradável, chamado pineno, liberado naturalmente por árvores coníferas. O cheiro atrai os cupins de madeira seca, que seguem o cheiro até um ponto onde um inseticida tradicional faz o seu trabalho.

"Vimos diferenças significativas nas taxas de mortalidade usando apenas inseticida versus inseticida mais pineno," disse o professor Dong-Hwan Choe, da Universidade da Califórnia de Riverside. "Sem o pineno, obtivemos cerca de 70% de mortalidade; quando adicionamos [pineno], a mortalidade foi superior a 95%."

No tocante à natureza, os cupins são importantes recicladores: Eles são atraídos pela madeira morta acima do solo e a consomem com a ajuda de microrganismos em seus intestinos. Infelizmente para os humanos, esses insetos não conseguem distinguir entre as árvores mortas e a madeira usada para construir casas e móveis. Virtualmente nenhuma habitação está imune a eles.

Mas a indústria de controle de pragas está sob pressão para encontrar novos métodos porque o produto químico mais usado na fumigação, o fluoreto de sulfurilo, é um gás de efeito estufa e também tóxico para os seres humanos. Além disso, a fumigação é um processo caro que não oferece proteção duradoura contra os cupins, que podem voltar a atacar.

"Mesmo que a aplicação seja muito minuciosa, uma casa pode ser infestada novamente logo após a conclusão da fumigação. Algumas pessoas fumigam a cada três ou cinco anos porque [essa técnica] não protege as estruturas de futuras infestações," explicou o pesquisador.

Cheiro de comida

A injeção localizada é uma estratégia alternativa à fumigação para controlar cupins de madeira seca que não envolve gás. Os técnicos fazem furos na madeira infestada para chegar à galeria dos cupins e, em seguida, injetam veneno no buraco para inundar os insetos.

"Este é um tratamento mais localizado e, em teoria, é uma estratégia melhor quando se deseja controlar cupins de madeira seca com menos produtos químicos. É mais barato e a madeira tratada também pode ficar protegida de infestações futuras," disse Choe.

O desafio da injeção localizada é descobrir exatamente onde os cupins estão escondidos. Normalmente, esse método usa um inseticida de contato, o que significa que os insetos devem tocar no veneno para que ele funcione. Usar um atrativo como o pineno elimina a necessidade de caçar os insetos - eles vêm até o veneno.

"Mesmo em baixas concentrações, o pineno é bom para atrair cupins à distância," disse Choe. "Não achamos que esteja funcionando como um feromônio. Achamos que o cheiro está mais associado à comida. Cheira bem... como a hora do jantar! Esse era o conceito que tínhamos em mente."

Bibliografia:

Artigo: Potential use of pinenes to improve localized insecticide injections targeting the western drywood termite (Blattodea: Kalotermitidae)
Autores: Nicholas A Poulos, Chow-Yang Lee, Michael K Rust, Dong-Hwan Choe
Revista: Journal of Economic Entomology
Vol.: toae101
DOI: 10.1093/jee/toae101
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Construção Civil
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Indústria Química

Mais tópicos