Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/07/2020
Computadores neuromórficos
O termo "neuromórfico" refere-se a imitar o comportamento das células neurais do cérebro.
Quando se fala em computadores neuromórficos, a ideia é fazer com que os computadores processem as informações de modo mais parecido com o cérebro, operando em alta velocidade e com baixo consumo de energia.
Estão sendo pesquisadas várias abordagens. No campo da eletrônica orgânica, que trabalha com polímeros, a maioria dos experimentos feitos até agora usa a dupla PEDOT:PSS, um condutor misto que transporta elétrons e íons.
Contudo, os pesquisadores ainda não haviam conseguido encontrar um método eficaz para controlar a velocidade de resposta desses memoristores orgânicos.
Shunsuke Yamamoto (Universidade Tohoku) e George Malliaras (Universidade de Cambridge) superaram agora esse obstáculo.
Para isso, eles adicionaram ao PEDOT:PSS outro condutor orgânico, o PSS-Na, que transporta apenas íons, que são o meio de comunicação das nossas sinapses.
A receita não poderia ter dado mais certo: A adição de um polímero condutor de íons melhorou muito o tempo de resposta do dispositivo neuromórfico, tornando-o muito mais rápido - a velocidade de chaveamento foi cinco vezes maior do que no dispositivo padrão usando apenas o PEDOT:PSS.
A dupla constatou que, ao misturar os dois polímeros, a difusividade de íons na camada ativa do dispositivo aumentou significativamente.
"Nosso estudo abre caminho para uma compreensão mais profunda por trás da ciência da condução de polímeros," disse Yamamoto. "Olhando para o futuro, pode ser possível criar redes neurais artificiais compostas por múltiplos dispositivos neuromórficos".