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Mecânica

Caminhão do futuro quer reinventar o transporte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/04/2012

Caminhão do futuro quer reinventar o transporte
O projeto Diesel Reloaded pretende demonstrar "como mudanças de paradigma nas tecnologias automotivas, energéticas e de informação podem ajudar a encaminhar tendências e necessidades da sociedade."
[Imagem: Ljubo Mercep/TU Muenchen]

Novo paradigma dos veículos

Depois de um iate com aparência de nave espacial, agora é a vez de um caminhão com aparência absolutamente futurística.

O Innotruck é resultado de um projeto chamado Diesel Reloaded, coordenado por engenheiros da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha.

Segundo eles, essa "releitura" do diesel tem como objetivo demonstrar "como mudanças de paradigma nas tecnologias automotivas, energéticas e de informação podem ajudar a encaminhar tendências e necessidades da sociedade".

A mudança de paradigma consiste em redefinir inteiramente o conceito de veículos automotores, que passariam a ser entendidos como "sistemas integrados de comunicação e informação, usando uma arquitetura modular e escalável" - entendida a capacidade de movimentação como uma forma de comunicação.

Caminhão do futuro quer reinventar o transporte
O caminhão-conceito servirá como plataforma de testes para softwares e sistemas de conexão interveículos e entre os veículos e a infraestrutura.
[Imagem: Ljubo Mercep/TU Muenchen]

Caminhões automáticos

Usando aplicativos plug-and-play, e conectado a uma central de computação, a arquitetura inusitada do caminhão futurístico servirá como plataforma de testes para sistemas de comunicação veículo-veículo e veículo-infraestrutura.

A Europa pretende ter carros sem motorista nas estradas em dez anos, sendo que pelo menos mil carros inteligentes já estão em testes nas estradas do continente.

A equipe do Dr. Gernot Spiegelberg está trabalhando para que os caminhões não fiquem para trás nessa tendência.

Um dos objetivos principais do Innotruck é o desenvolvimento de tecnologias que ajudem a otimizar a velocidade do tráfego e a segurança, automatizando o máximo possível, não apenas do trabalho do motorista, mas também dos guardas de trânsito e do pessoal encarregados das cargas transportadas.

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