Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/11/2024
Imagem unidirecional
Os sistemas de imagem tradicionais são bidirecionais: Se eu posso ver você, você também pode me ver.
Mas não precisa ser assim: Guangdong Ma e colegas da Universidade da Califórnia de Los Angeles acabam de desenvolver um novo tipo de tecnologia de imagem, a imagem unidirecional, que pode revolucionar a forma como capturamos e processamos informações visuais.
O imageamento unidirecional foi projetado para formar imagens de um campo de visão para outro, ao mesmo tempo bloqueando a formação de imagens na direção reversa. É uma espécie de "invisibilidade óptica", que permite ver sem ser visto.
Ao menos por enquanto, a câmera unidirecional só funciona realmente bem sob luz parcialmente coerente, que é a luz que tem algum grau de correlação de fase. Os protótipos geraram imagens de alta qualidade na direção para frente (A -> B) com alta eficiência de energia, enquanto a direção reversa (B -> A) mostrou imagens distorcidas e uma eficiência de energia muito menor.
Ao permitir que as imagens sejam formadas em apenas uma direção, essa tecnologia fornece um método eficiente e compacto para processamento e comunicação de informações visuais assimétricas, e em segurança, permitindo que comunicações por fibras ópticas, por exemplo, ganhem uma nova ferramenta física contra bisbilhotagem.
Câmera assimétrica
A capacidade de imagem seletiva foi obtido com um conjunto de camadas difrativas lineares assimétricas projetadas espacialmente e otimizadas para iluminação parcialmente coerente - é uma variação de um trabalho anterior da mesma equipe, que criou uma câmera que fotografa só o que você quer, ficando cega para o resto da cena.
Quando as câmeras são iluminadas por um feixe parcialmente coerente, com um comprimento de correlação de fase de pelo menos 1,5 vez o comprimento de onda da luz, elas apresentam um desempenho robusto, mostrando uma clara diferença na qualidade da imagem entre as direções para frente e para trás. Mesmo com um comprimento de correlação menor, os imageadores ainda suportam a transmissão de imagem unidirecional, embora com desempenho ligeiramente reduzido.
Os geradores de imagens são compactos, com uma espessura de cerca de 75 vezes o comprimento de onda da luz, e são independentes da polarização da luz. Eles também são compatíveis com vários tipos de fontes de luz, incluindo radiação de banda larga, o que os torna versáteis para diferentes aplicações.
Segundo a equipe, geradores de imagens unidirecionais representam um avanço significativo na tecnologia de imagens, oferecendo novas possibilidades para a pesquisa científica e também para aplicações práticas, em áreas como comunicação óptica, processamento de informações visuais e onde quer que seja necessária a comunicação de informações visuais assimétricas - "ver sem ser visto", em termos menos técnicos.