Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/05/2019
Tela pinhole 3D
Pesquisadores coreanos construíram uma tela ultrafina capaz de projetar imagens holográficas 3D dinâmicas e multicoloridas.
O componente crítico do sistema é um filme fino de titânio repleto de pequenos orifícios que correspondem precisamente a cada píxel em um painel de cristal líquido (LCD).
Esse filme funciona como uma "peneira de fótons" - cada orifício difunde amplamente a luz que emerge deles, resultando em uma imagem 3D de alta definição observável de um ângulo amplo.
Curiosamente, essa técnica de pequenos buracos é similar à usada nos primórdios da fotografia, nas máquinas fotográficas de orifício, ou estenopeicas - é bastante usado também o termo "câmera pinhole" (do inglês buraco de alfinete), uma referência ao pequeno orifício por onde a luz penetra na câmera.
Tela holográfica 3D
As imagens são formadas apontando-se feixes de laser de cores diferentes para o painel LCD. A peneira de fótons tem um orifício para cada píxel no painel LCD. Os buracos são precisamente posicionados para corresponder à área ativa do píxel, difratando a luz que emerge de cada um, produzindo a imagem 3D.
O sistema inteiro é muito pequeno: um painel LCD de 1,8 polegada com uma resolução de 1024 x 768. O filme de titânio, preso à parte de trás da tela, tem apenas 300 nanômetros de espessura.
"Nossa abordagem sugere que as telas holográficas podem ser projetadas a partir de dispositivos finos, como um telefone celular," disse o professor YongKeun Park, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul.
Uma vantagem clara é que a técnica pode ser aplicada diretamente aos monitores LCD existentes.
As aplicações da holografia 3D têm ficado limitadas por técnicas complicadas, computação intensiva e baixa qualidade de imagem. Mas a melhoria das técnicas pode levar a uma ampla variedade de aplicações, incluindo cinema 3D sem a necessidade de óculos, vídeos holográficos na televisão e celulares que mostram objetos "saltando" de suas telas.