Com informações do MCTIC - 21/03/2017
5G e IoT
Um acordo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a agência estatal sul-coreana de pesquisas para a sociedade da informação está resultando na criação de um projeto conjunto no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG).
O Centro de Cooperação em Tecnologia da Informação e Comunicação (CCTIC) permitirá o intercâmbio de informações e pesquisas para o desenvolvimento tecnológico, em especial em torno da quinta geração de comunicação móvel (5G) e de Internet das Coisas (IoT).
A previsão é que o trabalho em conjunto seja executado em três anos e envolva profissionais do Inatel e da Agência Nacional de Sociedade da Informação da Coreia do Sul (NIA, na sigla em inglês).
Responsável por projetos semelhantes no Chile, na Colômbia e no México, o governo sul-coreano deverá investir US$ 1 milhão na iniciativa.
Tecnologias da informação e comunicação
Estabelecida em 1987 e hoje ligada ao MSIP, a NIA é a principal instituição de pesquisa estatal sul-coreana em temas como governo eletrônico e infraestrutura de tecnologias da informação e comunicação. A agência mantém projetos conjuntos com mais de 80 países, dentre CCTICs, centros de acesso à informática e programas de capacitação.
Fundado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, o Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa de engenharia de telecomunicações e outros cursos de graduação associados. A instituição é privada e sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel).
O diretor do Inatel, Marcelo Marques, prevê a geração de novas frentes de desenvolvimento para instituições e empresas brasileiras e coreanas, com reflexos diretos no desenvolvimento econômico e social dos dois países.