Com informações da New Scientist - 13/11/2019
Ultima Thule agora é Arrokoth
Adeus, Ultima Thule, bem-vindo Arrokoth.
A rocha espacial que a sonda New Horizons sobrevoou no início deste ano ganhou um novo nome: Arrokoth, que significa "céu" nos idiomas Powhatan e Algonquiano.
A designação oficial desse corpo espacial transnetuniano é 2014 MU69, mas a equipe da New Horizons o apelidou de Ultima Thule quando ele se tornou o alvo da missão depois que a sonda espacial fez seu sobrevoo histórico sobre Plutão.
Ultima Thule é uma referência mitológica a uma terra distante e misteriosa, mas o nome passou a enfrentar uma reação significativa depois que um repórter da revista Newsweek apontou que o partido nazista alemão usou a frase para se referir à pátria mítica do povo ariano.
Em 12 de novembro, a NASA realizou uma cerimônia de "rebatismo" para dar ao MU69 seu novo nome oficial, Arrokoth. O nome foi escolhido com base na cultura local dos nativos norte-americanos em Maryland, onde fica o centro de controle da missão New Horizons.
Quando a New Horizons passou por Arrokoth, ela coletou uma grande quantidade de dados, que ainda estão sendo enviados de volta da sonda para a Terra para análise.
Até agora, sabemos que ele tem uma forma estranha, com seus dois lóbulos provavelmente tendo-se fundido em uma colisão relativamente suave. Ele também parece estar coberto de gelo de metano ou nitrogênio, o que lhe dá um tom avermelhado.