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Mecânica

Apresentado o primeiro monobloco superleve para carros compactos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/06/2009

Apresentado o primeiro monobloco superleve para carros compactos
O novo monobloco pesa apenas 171 kg, uma redução de 39%, superando largamente os objetivos do projeto.
[Imagem: SuperLIGHT-CAR]

Um consórcio europeu, que reúne dezenas de universidades e empresas, apresentou o primeiro protótipo de um monobloco superleve para carros de passeio que deverá mudar o patamar de peso e, consequentemente, de consumo de combustível dos carros compactos.

O monobloco é a estrutura principal do carro, também popularmente conhecida como "chassi", e é o elemento individual mais pesado de um carro compacto. Mas, com o trabalho dos engenheiros europeus, essa proporção poderá mudar em breve.

Monobloco superleve

Cerca de um terço do consumo total de combustível de um carro depende diretamente do seu peso. Por exemplo, uma redução de peso de 100 quilogramas representa uma economia de combustível entre 0,3 e 0,5 litros a cada 100 quilômetros.

O objetivo do projeto SuperLight-Car (carro superleve) é desenvolver novas tecnologias, novos designs e novos materiais que permitam a redução de 30% no peso do monobloco. A referência para o projeto é o monobloco de um Volkswagen Golf modelo V.

Superando expectativas

O trabalho foi tão produtivo que o primeiro protótipo do consórcio, apresentado na Europa na semana passada, pesa apenas 171 kg, uma redução de 39%, superando largamente os objetivos finais do projeto. E, segundo os engenheiros, há espaço para mais redução.

O maior desafio não era apenas reduzir o peso do veículo, mas reduzir o peso sem elevar os custos de produção, além de manter ou incrementar itens essenciais, como rigidez, segurança, resistência a impactos, a fadigas e corrosão.

Alumínio e magnésio

Os painéis externos do monobloco superleve são feitos de alumínio e magnésio, conformados a quente, os quadros das portas são feitos de aço e o piso é feito de termoplástico reforçado com fibras sintéticas. Alumínio fundido e polímeros reforçados também foram utilizados.

As partes de aço respondem por 50% do peso do novo monobloco, o alumínio 35%, o magnésio 8% e os diversos tipos de plástico respondem por 7% do peso total.

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