Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/12/2007
A empresa emergente Capsulated Systems anunciou ter descoberto um novo tipo de anestésico local que consegue eliminar a dor até cinco dias depois de uma cirurgia. O anestésico utiliza um sistema proprietário de micro-partículas que liberam o medicamento aos poucos, eliminando a necessidade de que o paciente tome outros analgésicos no pós-operatório.
Anestesia local duradoura
Segundo o Dr. Roland Lynch, um dos inventores do novo anestésico, a idéia para o desenvolvimento do medicamento veio da necessidade, verificada principalmente por cirurgiões ortopédicos, de uma droga que inibisse a dor sem causar os efeitos colaterais dos opiatos tradicionais, como vertigens, náuseas e até o potencial para criar dependência química.
Anestésico tradicional
As micro-partículas contêm um anestésico local já conhecido e de segurança comprovada, normalmente aplicado na forma de uma anestesia peridural. O efeito duradouro da anestesia poderá ajudar na recuperação dos pacientes, na medida em que eles poderão começar mais cedo a realizar exercícios de fisioterapia. A função sensorial completa do paciente no local anestesiado retorna em cerca de uma semana.
Dores crônicas
A anestesia à base de micro-partículas já está sendo desenvolvida há dois anos e sua eficiência acaba de ser testada em modelos in vivo. Agora serão necessários mais testes clínicos para que se comprova a segurança e a eficácia do novo sistema de aplicação de anestesia, antes que ele possa tornar-se um produto comercial.
Os pesquisadores também vão começar uma série especial de testes para avaliar a eficiência das micro-partículas para a eliminação de dores crônicas.