Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/09/2024
Alça de calor
Engenheiros japoneses desenvolveram um sistema de condução térmica que consegue transportar até 10 kW de calor sem a necessidade de usar eletricidade, um recorde mundial no transporte de calor, essencial na indústria e em vários outros setores.
O sistema é conhecido como alça de calor, ou tubo de calor em circuito fechado.
A inovação é bem-vinda porque alças de calor eficientes podem contribuir para a economia de energia e a neutralidade de carbono em vários setores, incluindo a recuperação de calor residual industrial, a utilização de calor em usinas termossolares, o gerenciamento térmico de veículos elétricos e até o resfriamento das centrais de dados de informática. Alças de calor também já foram usadas em voos espaciais tripulados, satélites meteorológicos e aparelhos eletrônicos domésticos.
O recorde de transferência térmica foi obtido graças a melhorias na estrutura do evaporador. Essas melhorias levaram a uma redução de 18% no tamanho, um aumento de 1,6 vez na capacidade de transporte de calor e um aumento de quatro vezes na eficiência de transferência térmica, em comparação com o sistema recordista anterior.
"Esta alça de calor não tem precedentes no transporte de uma quantidade tão grande de calor sem eletricidade, alcançando o maior transporte de calor não elétrico do mundo," disse o professor Hosei Nagano, da Universidade de Nagoya. "Isso elimina a necessidade de eletricidade consumida anteriormente por bombas mecânicas convencionais, permitindo um transporte de calor quase perpétuo sem eletricidade."
Recorde na transferência de calor
Em uma alça de calor, um fluido de trabalho e um material poroso, chamado pavio, são usados para transportar calor de forma eficiente por longas distâncias.
O pavio atrai o fluido de trabalho para a superfície por meio da ação capilar. Quando o calor é aplicado ao evaporador, o fluido na superfície do pavio absorve o calor, transformando-se em vapor. Esse vapor viaja para o condensador, onde libera o calor e condensa novamente em líquido. O líquido então retorna para a câmara de compensação, onde entra em contato com o pavio novamente, que o atrai de volta para a superfície, e assim recomeça o ciclo de resfriamento.
A equipe aprimorou a seção do pavio, tornando-o mais fino, mais longo e mais largo, sem perder suas propriedades porosas de alta qualidade. Eles também melhoraram a capacidade de transporte de calor estreitando os canais que permitem que o vapor escape do evaporador e adicionando canais adicionais nas laterais, aumentando assim o número total de canais.
O novo protótipo apresentou uma eficiência de transferência de calor de mais de quatro vezes maior que a versão anterior. O projeto mostrou-se tão eficaz que transportou 10 kW de calor residual por uma distância de 2,5 metros sem usar energia para bombeamento - usando apenas a força capilar gerada pelo pavio. Isso estabeleceu um recorde mundial para o transporte de calor sem energia.
"A expectativa é que esta tecnologia pioneira de alça de calor revolucione a conservação de energia e a neutralidade de carbono em vários campos. A economia efetiva de calor residual das fábricas marca um passo significativo em direção a soluções de energia sustentável," disse o pesquisador Shawn Somers-Neal.