Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001
Argila micronizada
Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvâni, nos EUA, produziram plásticos com propriedades físicas totalmente novas, além de serem biodegradáveis.
O efeito foi conseguido com a dispersão de pequenas quantidades de argila natural micronizada durante o processo de produção - a micronização é a redução do material a um pó cujas partículas estão na faixa de escala dos micrômetros.
A adição da argila tornou o plástico menos permeável a líquidos e gases e mais resistente ao fogo, além de manter sua transparência.
A menor permeabilidade pode tornar o plástico PET, utilizado em garrafas de refrigerantes, adequado também ao armazenamento de cerveja e vinho.
Bentonita
A maior resistência ao fogo pode tornar o método de larga utilização na indústria, principalmente na produção de revestimentos para cabos e fios.
Isso porque os métodos atuais de produção de plásticos resistentes ao fogo utilizam bromo; esse metalóide retarda a combustão mas, caso chegue a se queimar, produz gases altamente tóxicos.
Para que o polímero possa se misturar quimicamente com a argila, esta deve ser inicialmente tratada com um sulfactante.
As pesquisas estão utilizando argilas naturais, como bentonita e montmorilonita. Mas os pesquisadores acreditam que produtos de maior valor agregado poderão exigir argilas sintéticas, devido ao maior controle sobre suas propriedades.