Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001
O pesquisador Luis A. Colon, da Universidade de Buffalo, Estados Unidos, desenvolveu e patentou um novo material híbrido de vidro que poderá substituir os materiais tradicionais de silício nas colunas de destilação e filtragem comumente usadas nas indústrias química, farmacêutica, ambiental e de biotecnologia.
O professor de Química estava tentando encontrar uma forma de tornar mais eficiente o processo à base de sílica quando ele descobriu que um material híbrido (orgânico-inorgânico) que ele já havia desenvolvido por meio de um processo conhecido como "sol-gel" era muito mais estável do que a sílica tradicionalmente utilizada em colunas cromatográficas tanto em níveis de pH muito baixos, quanto muito altos.
O método "sol-gel" é um método de produção de vidro com maior pureza e homogeneidade do que o método tradicional de processamento em altas temperaturas.
Na separação de soluções com pH abaixo de 2 ou acima de 11, a sílica comumente utilizada é destruída. O novo material é estável nesses casos, podendo ser utilizado continuamente por vários meses.
Unisci